Postagens populares

sábado, 22 de outubro de 2011

Minha Escola: Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini






O Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini, situado no distrito de Marombas Bossardi, construído intencionalmente para atender as nove comunidades rurais do lado norte do município de Curitibanos: Fazenda do Butiá, Marombas Bossardi, Tabuleiro, Cartão Sbravati, Barragem Stil, Reassentamento Novo Amanhecer, Reassentamento Santo Expedito e Rio Correntes e recentemente a comunidade de Xaxim.

Tendo como finalidade proporcionar às famílias do campo uma escola com infraestrutura moderna, com as mesmas oportunidades da cidade sem perder as características rurais e valorizando o meio onde vivem, oferecendo educação de qualidade e evitando assim a migração dos alunos e famílias para a cidade, com o intuito de completar os estudos e possibilitar ao aluno o livre-arbítrio.

O Núcleo Municipal do Campo Leoniza Carvalho Agostini, é uma escola moderna, adaptada aos educandos com necessidades educacionais especiais. Possui 07 salas de aula, 01 Sala de Recursos Multifuncional, onde realiza-se o Atendimento Educacional Especializado, 01 sala de direção, secretaria, biblioteca, sala de informática, cozinha, banheiros, pátio, área coberta que é usada como refeitório, ginásio de esportes, um viveiro para cultivo de plantas nativas e frutíferas, construído a partir da parceria com a Petrobrás Ambiental, viabilizado pelo Projeto: Carbono Social na Serra Catarinense, que busca neutralizar o carbono por meio do plantio de árvores. O viveiro é usado como mais um ambiente de aprendizagem, onde os alunos realizam experimentos científicos, e, agregado a vasta área verde, fazem parte do educandário. Atende alunos do 1ª ao 9ª ano do Ensino Fundamental e alunos das três séries do Ensino Médio.
 O núcleo municipal se posiciona no cenário municipal, estadual e nacional, destacando-se como referencial na Educação do Campo, ponderando que, antes da implantação da escola, alguns alunos enfrentavam jornadas diárias de até 100 km, (ida e volta), para estudar em escolas ou colégios na sede do município de Curitibanos. Essa viagem diária era difícil devido às intempéries de chuva e frio, comprometimento da malha viária, o que dificultava o acesso às comunidades. Os alunos saiam cedo de suas casas e retornavam à noite, causando preocupação dos familiares e exaustão aos alunos que utilizavam o transporte escolar. O núcleo Municipal no dia 07/02/2007, iniciou o seu ano letivo, com 353 alunos matriculados das oito comunidades que integram o educandário, hoje conta com aproximadamente 400 alunos, provenientes de uma situação socioeconômica com base na agricultura, pecuária e indústria de papel.

4 comentários:

  1. Muito bonita tua scola Viviane e tem uns projetos muito bons. parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane, os alunos de sua escola são realmente privilegiados, pois pensaram realmente neles ao construirem a escola, ela é linda. Gostei de seus trabalhos, postados aqui no blog.
    Parabéns.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua escola.
    É uma escola do campo com uma infraestrutura adequada e moderna.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Só tenho uma coisa a dizer... Linda a tua escola!!!
    Parabéns !
    Teu blog está 10!
    Abraços
    Thaíss

    ResponderExcluir